14 de novembro de 2010

Byanca, e o pensamento negativo



Eu cresci com o costume de ter um diário e nele escrever tudo o que me acontecia. Segui assim até os 15 anos, que foi quando eu mudei de país e nada de interessante me aconteceu. Enfim. Lendo um desses diários hoje eu senti muita vergonha de mim mesma pelas idiotices juvenis que eu alí encontrei. Encontrei mas coisas também, e entre elas a seguinte frase; "Por quê se tornar dependente de algo que a vida pode te tomar à qualquer momento?" Essa frase me fez pensar e lembrar os princípios que eu escolhi pra minha vida. Me fez lembrar sobre meu pensamento negativo.
Eu sempre achei que quanto pior, melhor. Esse mundo é regido por pessoas, o que faz as pessoas a fonte máxima de poder desse mundo. E eu, particularmente, não espero das pessoas! Aprendi a não esperar, à não cobrar, à não ter qualquer tipo de expectativa num ser humano. Aprendi que à vida não pode ser um conta-gotas na minha mão e que eu não posso e nem devo tentar controlar o curso das coisas. Não posso escolher nem os meus sentimentos, porque eu vou tentar manipular os alheios? Aprendi que se alguém tiver que gostar de mim, vai gostar até mesmo quando eu não quiser falar, quando eu não quiser sair ou quando eu não tiver vontade de sorrir. Aprendi à não segurar choro, aprendi à não deixar as palavras aprisionadas em minha cabeça quando elas tem vontade de fugir pela boca. Aprendi que assim como é possível conseguir, é possível perder. Aprendi que a vida é muito curta pra perder tempo implorando coisas e ficar escolhendo por coisas difíceis. Já pensou na desilusão do pensamento positivo quando você perde algo? Portanto, esteja preparado! Se der errado; você já sabia, se der certo; melhor pra você! Ninguém conhece uma pessoa que preza por felicidade, feliz. Você já? A busca da felicidade é o que faz as pessoas mais infelizes. É como esperar por chuva na seca; É inútil e decepcionante. A felicidade não está na sede inútil de mudança e sim na aceitação de que você não pode mudar o mundo e precisa aprender a ser feliz com o que tem sem qualquer tipo de apego. Felicidade é fácil aceitação é conformismo! Previsão, expectativa e tentativa de manipulação são mecanismos de infelicidade prontos para ser ativados à qualquer momento!!!
O pensamento negativo está na raiz de todas as coisas que garantem uma boa vida hoje em dia. Para garantir paz a seus cidadãos, a defesa militar de um país precisa levar em conta o pior cenário de guerra. O sistema político que mais assegura a democracia é o que divide direitinho o poder entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, prevendo que um vai querer cortar as pernas do outro. Uma boa lei também pressupõe as piores ações e os piores sujeitos. Como disse o dramaturgo americano David Mamet num artigo publicado em abril, a Constituição dos EUA funciona espetacularmente bem porque “em lugar de sugerir que nos comportemos todos como deuses, reconhece que as pessoas são porcos e aproveitarão qualquer oportunidade que lhes aparecer para subverter qualquer pacto, visando a defender o que consideram ser seus interesses próprios”. Na verdade, existe aí um motivo para ser otimista. Se pensarmos sempre negativamente, se desconfiarmos sempre do nosso caráter, talvez exista uma possibilidade, mesmo que bem pequena, de as coisas darem certo.
É o melhor para todos, “cada um no seu quadrado”, sem interferir no pensamento positivo alheio, ou na falta dele. E eu sigo duvidando do otimismo e pessimismo enquanto estados permanentes de humor. Às vezes você está, às vezes, não está. Ser ou não ser pessimista ou otimista requer um equilíbrio que raríssimas pessoas são capazes de alcançar.
Eu já acho que você só ganha quando perder. Você não espera o que não tem, você não guarda o que não tem, você não vigia o que não tem, você não teme pelo que não tem. É mais fácil perder do que ganhar. Pare de corrigir as coisas! Na sociedade em que vivemos um perfeccionista além de não agradar desde a namorada não agrada o seu ambiente de trabalho, vive se decepcionando porque o mundo não se encaixa no seu sistema de perfeição. Não temos tempo pra perfeição! O segredo não é esperar ter tudo, o segredo é aprender à viver com pouco ou nada. A vida te dá, a vida te tira. Pessoas, objetos ou sentimentos são algemas mentais eternas que você tem a chave mas tem a escolha: Perder voluntariamente ou perder quando a vida me roubar. Então escolha não ter uma TV grande, nem baixo colesterol, nem um abridor elétrico de latas, nem plano de saúde e dentário e muito menos uma casa de dois andares numa rua arborizada e filhos que só tiram A+. As coisas que você possui acabam te possuindo. Você só é realmente livre após perder tudo. Pois ai não terá o que perder, e, enfim, encontrar-se-á livre. E pra mim, o copo estará sempre na metade do vazio. E você, como prefere ver o copo?


"Hey now, hey now
Don't dream it's over
Hey now, hey now
When the world comes in
They come, they come
To build a wall between us
We know they won't win..."
(Crowded House - Don't Dream It's Over)

2 comentários:

  1. Muito bacana o Blog..

    Acredito que se deve sempre ser otimista, porém, sem criar expectativas demasiadas, para evitar decepções.

    ResponderExcluir
  2. A vida é um jogo obscuro de ilusões passageiras. Assim como a tempestade que cobre de negro os campos de Cima da Serra, a envolve em ventos capazes de inclinar e torcer as araucárias sem a derrubar, sempre esperamos que ela passe e que o brilho do sol pós-chuva de verão saia e ilumine com luz radiante estes verdes campos, exalando o cheiro de terra molhada e refrescando com as leves rajados do vento minuano em tardes amenas. Não há como descrever a sensação de vitória no fim das batalhas. Não podemos esquecer também que a Vida não passa de um instante, mas basta este instante para empreendermos coisas eternas. O pessimismo é um estado de espírito passageiro, com seus encantos, porém existe mais decepções, pois ela impede que vejamos o lado brilhante do sol... pense nisso.

    ResponderExcluir